Pela primeira vez a Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital São Paulo – HSP – Unimed Araraquara recebe o selo Epimed Monitor, reconhecido pela Associação de Medicina Intensiva, que certifica a qualidade e o desempenho realizados no setor que garantem a segurança do paciente.
Segundo o coordenador da UTI Adulto Yojiro Sato, a Epimed Monitor é sistema de gestão de informações clínicas, em que são atualizados e compartilhados os indicadores de desempenho e qualidade de serviços de atendimento à saúde, entre eles UTIs. "São utilizados indicadores comparativos entre unidades semelhantes em termos de quantidade de leitos, equipamentos e que também tenham o mesmo selo de acreditação dado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)", explicou.
No mês de maio, o hospital recebeu o selo de qualidade ONA3, o que confirmou o título de excelência para o hospital. "O selo de qualidade da Epimed Monitor foi apresentado durante o processo de avaliação do ONA no HSP e, também contribuiu como ponto forte para que o hospital recebesse a acreditação de excelência ONA 3", explicou Sato.
A UTI Adulto foi reconhecida pela qualidade e desempenho no mês de abril e a avaliação do Epimed Monitor refere-se aos resultados apresentados no ano de 2018. Entre os indicadores que justificaram o reconhecimento dado pela Associação de Medicina Intensiva por meio do selo de qualidade está o índice de risco do paciente ao entrar na UTI. Sato explica que existem os casos de óbitos esperados e aqueles que podem ser revertidos. "Esse índice de risco de pacientes encaminhados para a UTI deve ser inferior a 1 e a UTI adulto do Hospital São Paulo tem mantido essa taxa sempre abaixo, isso significa que a equipe tem utilizado todos os recursos disponíveis para estabilizar e tratar cada paciente", contou o coordenador da UTI.
Sato afirma que o HSP- UNIMED Araraquara possui serviços como centro cirúrgico, hemodinâmica e principalmente mão de obra especializada com uma equipe multidisciplinar qualificada em que médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas entre outros contribuem para o processo de melhoria continua que o hospital estabelece. "O próximo passo para a equipe da UTI é conquistar o selo Top Performers da Epimed Monitor e para tanto vamos seguir o processo de melhoria constante do nosso atendimento", finalizou.