Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksSipat-2020-foca-na-saude-mental-

Sipat 2020 foca na saúde mental

Evento foi realizado 100% on-line

05/11/2020 08:37 | Última Atualização 05/11/2020 09:37
De 26 a 30 de outubro, a Unimed Fesp promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2020, um evento totalmente voltado para a prevenção de doenças e a promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores da empresa.   

Neste ano, o evento foi realizado 100% em formato digital e teve como foco a saúde mental e a inteligência emocional. Além de palestras dentro dessa temática principal, a Sipat também abordou questões como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, entre outras. Confira o que rolou no evento!

Cuidando das emoções 

Para iniciar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), o especialista em PNL, Coaching Positivo e consultor de Gestão da Qualidade de Vida do Trabalhador da Spaço Quality Leandro Buso ministrou no dia 26/10 a palestra de abertura da Sipat 2020, abordando o tema “Cuidando das emoções”. 

Em sua explanação, Buso ressaltou a importância do autoconhecimento no processo de busca do bem-estar e saúde mental. 
 
Ansiedade em pauta 

Na tarde do dia 26/10, a psicóloga comportamental Cassia Irias abordou um tema que está cada vez mais em pauta: a ansiedade. Fazendo conexão com a palestra da manhã, a psicóloga explicou que a ansiedade surge a partir das dificuldades de administrar as emoções. “É preciso estar atento aos primeiros sinais de qualquer desajuste das nossas emoções ou das pessoas que a gente convive”, disse. 

 Foi abordada a importância de falar abertamente sobre assunto, para entender os significados e buscar ajuda. Cassia também esclareceu as diferenças entre os sintomas do transtorno de ansiedade e da preocupação. Além disso, compartilhou quais são as possíveis formas de tratamento e orientou que é preciso aprender e desenvolver estratégias para gerenciar a doença de forma funcional. 
 
Ergonomia em casa 

O cuidado com a postura é essencial para a qualidade de vida, principalmente no momento de desenvolver suas atividades profissionais. Para dar dicas importantes sobre como adaptar o ambiente de trabalho em casa, a Sipat 2020 convidou a consultora da Spaço Quality Thais Alessandra, para falar de ergonomia. 
 
Ética e compliance no trabalho 

Na quarta-feira (28/10), a Sipat contou com a participação de Renato Santos, do IPCR, que falou sobre a empatia e como evitar relações tóxicas no trabalho. A abertura da palestra teve a participação de head de GRC, Cynthia Santos Marinovic, que ressaltou a importância das diretrizes do Código de Conduta.   

Durante a palestra, Renato convidou os participantes a realizarem um quizz on-line que abordou questões de ética e compliance. Após o jogo, o consultor comentou cada uma das situações apresentadas e em quais delas o canal de denúncias deveria ser utilizado.   
 
Quem mexeu na minha rotina? 

Na tarde do terceiro dia da Sipat 2020, a palestrante Roseane Soares da EOC Training iniciou sua apresentação falando sobre o Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), uma definição que, de acordo com ela, diz tudo sobre o mundo de hoje.  

Roseane falou sobre o estresse ocasionado pelas mudanças impostas pela pandemia e sobre a importância de perceber os estados mentais, pensamentos e comportamentos para chegar ao autoconhecimento. A palestrante mencionou também assuntos como medo, perdas, adaptação de rotina, hábitos, tempo e prioridades. Foram compartilhadas dicas de produtividade, priorização e planejamento de rotina. Além disso, houve atividades de interação entre os participantes. 
 
Alimentação saudável 

Para ajudar os colaboradores da Fesp a investirem em hábitos de alimentação saudável, na quinta-feira (29/10), a nutricionista Cristiana Barcellos, da Spaço Quality, realizou uma palestra na Sipat 2020, abordando a reeducação alimentar.   

Cristiana falou sobre a diferença entre a fome física e emocional, além de dar dicas sobre como compor um cardápio saudável e como manter a reeducação alimentar em situações sociais como jantares, férias e churrascos. “Planeje os excessos e siga a regra de compor a sua alimentação com 90% de opções saudáveis e 10% de regalias”, afirmou. 
 
Reflexões para a vida 

Em tempos de pandemia do coronavírus, muitos estão aproveitando esse momento para refletir e buscar a interiorização. Para incentivar esse processo de reflexão, a Sipat 2020 convidou a coaching Stefania L. Giannoni, para ministrar a palestra “Repensando minha vida, aproveite o hoje para mudar!”. A palestrante reforçou a importância do protagonismo, de fazer atividades prazerosos e reaprender em todas as situações da vida. 
 
Saúde financeira 

No último dia da Sipat 2020, o gerente Financeiro da Fesp, André Luiz Moura Chiaramonte, falou sobre orçamento doméstico e finanças pessoais, dando diversas dicas para os colaboradores da empresa. André também abordou a relação das emoções com as finanças e explicou sobre o funcionamento do PIX.   

Corpo em movimento 

Além das palestras, a Sipat 2020 da Unimed Fesp também contou com aulas on-line de atividades físicas, para incentivar os colaboradores a colocarem o corpo em movimento e se exercitarem.  

Na terça-feira (27/10) a educadora física Thamires Cerqueira deu uma aula de ginástica laboral especial. Cheia de energia, Thamires ensinou exercícios que trabalham a coordenação motora e a parte cardiorrespiratória.   

Já na quinta-feira (29/10), a instrutora Cristina Bertolozzi, da Spaço Quality, conduziu uma aula experimental de Yoga. Foram 45 minutos de prática com dicas de postura, meditação e técnicas de alongamento. 

 
Como se exercitar em casa 

A última palestra da Sipat 2020 foi realizada pelo profissional de educação física Jorge Kovács, da Spaço Quality. Com o tema “Como se exercitar em casa? Mexa-se!”, a apresentação abordou a importância de praticar atividades físicas para combater o sedentarismo e as principais doenças que levam ao risco de morte, além de adquirir diversos benefícios, não só fisiológicos como psicológicos. Jorge compartilhou dicas para otimizar o dia a dia e incluir atividades na rotina. Sobre a prática de exercícios, ele destacou a necessidade de buscar orientação profissional e recomendou que todos escolham esportes que gostem e que sintam prazer. 
 
 


Outras Notícias

 

 

Unimed Ribeirão Preto faz cirurgia cerebral com o paciente acordadohttp://unimedfesp.coop.br/hospital-unimed-ribeirao-preto-faz-sua-1a-cirurgia-cerebral-com-o-paciente-acordadoUnimed Ribeirão Preto faz cirurgia cerebral com o paciente acordado
Unimed Salto/Itu recebe projeto musical no hospitalhttp://unimedfesp.coop.br/unimed-salto-itu-recebe-projeto-musical-no-hospitalUnimed Salto/Itu recebe projeto musical no hospital
Unimed Lins e parceiros apresentam resultado da Campanha Eu Ajudo na Latahttp://unimedfesp.coop.br/unimed-lins-e-parceiros-apresentam-resultado-da-campanha-eu-ajudo-na-lataUnimed Lins e parceiros apresentam resultado da Campanha Eu Ajudo na Lata
Unimed Assis recebe prêmio nacional de Comunicação e Marketing http://unimedfesp.coop.br/unimed-assis-recebe-premio-nacional-de-comunicacao-e-marketingUnimed Assis recebe prêmio nacional de Comunicação e Marketing

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016