Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile

Skip Navigation Linksfaq

Programa de Atenção Primária à Saúde Unimed Fesp

FAQ

​​​1. O que é APS?
A Atenção Primária à saúde (APS) é parte integrante de um sistema de saúde e está organizada para ser o primeiro ponto de contato dos individuos, das famílias e da comunidade ofertando um cuidado multidisciplinar, continuo ao longo do tempo e coordenando a jornada do paciente, quando o mesmo necessita buscar outros níveis de atenção.


2. Quais as Vantagens?
Os sistemas de atenção à saúde com forte orientação para a APS em relação aos sistemas de atenção à saúde com fraca orientação apresentam:
  • Diminuição da mortalidade;
  • Redução do fluxo de pessoas usuárias para os serviços especializados (ambulatoriais e hospitalares) e para os serviços de urgência e emergência;
  • Redução dos custos da atenção à saúde;
  • Maior acesso a serviços de prevenção e promoção de saúde;
  • Redução das internações por condições sensíveis à atenção ambulatorial e das complicações potencialmente evitáveis da atenção à saúde;
  • Melhoria da equidade.

3. APS é para pobre?
A APS pode ser ofertada para todos os beneficiários.

4. APS é clube terapêutico?
O serviço de APS deve ser centrado nas necessidades de saúde da populaçãoé fundamentado numa perspectiva interdisciplinar envolvendo médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar. Oferta serviços de promoção, prevenção, assistência clínica e reabilitação.

5. APS e medicina preventiva são a mesma coisa?
São formas diferentes de prestar cuidado A medicina preventiva tem o foco nas ações de prevenção de doenças especificamente, como diminuição dos fatores de risco ou rastreamento de doenças. Já a APS tem como foco os indivíduos e suas famílias, realizando o cuidado de forma integral (promoção, prevenção, assistência e reabilitação).

6. APS é fazer gerenciamento de casos?
A equipe de atenção primária cuida de uma população que está vinculada aquele serviço. Desta forma, é importante que a equipe conheça toda a população, estratificando seus riscos e planejando as ações mais adequadas para cada grupo de forma a ser mais eficiente e fornecer equidade de cuidados a todos.

7. Contratei um plano com APS, não vou ter acesso as outras especialidades?
Em um plano com APS como porta de entrada, o médico de família será a primeira referência a ser buscada em caso de uma demanda assistencial. Esse médico é treinado para resolver os problemas mais comuns de uma população, sendo, geralmente resolutivo em 80% dos casos. No restante dos casos, o médico de família irá encaminhar o paciente de forma adequada para o especialista mais adequado, o que contribui para o cuidado do beneficiário.

8. Tenho um plano com APS, mas posso continuar indo ao pronto socorro?
Sim. A procura direta por atendimento de urgência em um pronto-socorro é critério obrigatório de todos os planos.

9. Quem pode passar na unidade de Atenção primária à saúde?​
Todas as pessoas que tem o produto ou o beneficio.​

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016