Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksHospital-Unimed-Ribeirao-Preto-faz-sua-1a-cirurgia-cerebral-com-o-paciente-acordado-

Unimed Ribeirão Preto faz cirurgia cerebral com o paciente acordado

Método permite colaboração para identificar áreas afetadas

25/11/2020 15:31 | Última Atualização 25/11/2020 16:31

​O Hospital Unimed Ribeirão Preto realizou sua primeira cirurgia cerebral com o paciente acordado. Sob os cuidados de uma equipe multiprofissional formada por nove profissionais, entre neurocirurgiões, neurofisiologista, neuropsicólogas, instrumentadores, anestesista e enfermeiros, o paciente, um comerciante de 58 anos, morador de Orlândia, teve retirado um tumor cerebral que já comprometia a sua capacidade de fala. 

“Trata-se de um procedimento em que trabalhamos em uma lesão muito pequena e específica no cérebro. Com o paciente acordado e respondendo a estímulos, conseguimos fazer uma avaliação em tempo real sobre o que é tecido normal e o que é lesão, permitindo a ressecção apenas do tumor, sem risco de comprometimento de outras funções cerebrais, especialmente a fala ou os movimentos dos membros”, explica o neurocirurgião Luiz Antônio Araújo Dias Júnior, que conduziu a cirurgia, com duração de aproximadamente cinco horas. 

Deste tempo total, por aproximadamente uma hora e meia o paciente ficou acordado, enquanto o procedimento cirúrgico era realizado. “Através de estímulos elétricos feitos na área cerebral de comando das funções de linguagem, o paciente perde momentaneamente esta capacidade, o que nos permite fazer um mapeamento funcional que vai indicar ao neurocirurgião o seu campo de trabalho para retirada da lesão, sem comprometimento de áreas sadias”, afirma o neurofisiologista Rodrigo Nogueira Cardoso. 

Enquanto recebia os estímulos elétricos, o paciente ainda era levado a fazer exercícios de linguagem, conversando com as neuropsicólogas integrantes da equipe multiprofissional do hospital, por meio de testes para nomear objetos, diferenciar figuras, identificar cores e realizar cálculos matemáticos. “Trata-se de um processo em que a colaboração do paciente é fundamental para o sucesso do resultado final”, completa Cardoso. 

Para garantir esta colaboração, o procedimento teve início muito antes da entrada no centro cirúrgico, quando o paciente passou por avaliações por parte da equipe de neuropsicologia e recebeu as informações de como deveria ocorrer a operação. Todo esse preparo foi fundamental para que, ao acordar no decorrer da cirurgia, o paciente respondesse de maneira satisfatória aos testes previamente apresentados a ele pelas neuropsicólogas Catherine Moisés Carrer e Marina de Felipe Antônio e tivesse a tranquilidade necessária para passar por esse momento, com todo o suporte humanizado oferecido pelas equipes do Hospital Unimed, do início ao fim da internação. 

Anestesia controlada 
Para permitir que o paciente desperte em meio ao procedimento cirúrgico, é realizada uma anestesia geral para abertura da calota craniana. “O paciente passa por uma anestesia geral alvo controlada, associada a bloqueio local do couro cabeludo, via máscara laríngea, para início da cirurgia. Quando o neurocirurgião chega à região do tumor, esse medicamento é suspenso e ele desperta, apto a responder normalmente a todos os estímulos de linguagem, uma vez que o cérebro em si é indolor. Terminado esse procedimento, é feita nova uma anestesia geral para finalização da cirurgia”, explica o anestesista Thiago Freitas Gomes. 

“Este é o melhor método para retirada de tumores desse tipo. Em uma cirurgia convencional, com o paciente totalmente sedado, há riscos maiores de comprometimento de funções de linguagem. Após a alta, com o seguimento de tratamentos de quimioterapia e radioterapia e o acompanhamento de profissional de fonoaudiologia, que é fundamental, esse paciente terá um ganho efetivo de qualidade de vida, sem dúvida”, completa o neurocirurgião Dias Júnior. 

Sobre o Hospital Unimed Ribeirão Preto 
Com o foco total no paciente, o Hospital Unimed Ribeirão Preto conta com estrutura de excelência e uma equipe multiprofissional pautada pelos mais modernos protocolos assistenciais, prezando pela humanização no atendimento, com segurança e eficiência. 
Outras Notícias

 

 

Unimed Salto/Itu recebe projeto musical no hospitalhttp://unimedfesp.coop.br/unimed-salto-itu-recebe-projeto-musical-no-hospitalUnimed Salto/Itu recebe projeto musical no hospital
Unimed Lins e parceiros apresentam resultado da Campanha Eu Ajudo na Latahttp://unimedfesp.coop.br/unimed-lins-e-parceiros-apresentam-resultado-da-campanha-eu-ajudo-na-lataUnimed Lins e parceiros apresentam resultado da Campanha Eu Ajudo na Lata
Unimed Assis recebe prêmio nacional de Comunicação e Marketing http://unimedfesp.coop.br/unimed-assis-recebe-premio-nacional-de-comunicacao-e-marketingUnimed Assis recebe prêmio nacional de Comunicação e Marketing
Pacientes do hospital da Unimed Salto/Itu recebem a visita do Papai Noelhttp://unimedfesp.coop.br/pacientes-do-hospital-da-unimed-salto-itu-recebem-a-visita-do-papai-noelPacientes do hospital da Unimed Salto/Itu recebem a visita do Papai Noel

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Aviso geral de privacidade e proteção de dados Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016