Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCuide-da-sua-alimentacao

Cuide da sua alimentação

Confira dicas para abandonar maus hábitos alimentares

11/03/2019 16:12 | Última Atualização 29/05/2020 14:26
​Hábitos saudáveis são essenciais para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como: obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial (pressão alta), dislipidemias (colesterol e triglicérides altos), câncer, problemas cardíacos, entre outras.

Confira algumas dicas para abandonar maus hábitos e adotar práticas que proporcionem benefícios para a sua saúde e bem-estar:

- Sua alimentação deve ser uma atividade prazerosa, procure desfrutá-la com calma. Evite se envolver em outra atividade, como assistir TV, por exemplo, assim você presta mais atenção ao que está comendo. Além disso, mastigar bem e comer devagar aumenta a saciedade do organismo.

- Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições.

- Procure se alimentar a cada 3 horas, realizando 3 refeições principais e pequenos lanches nos intervalos durante o dia. Inclua nos intervalos entre as refeições, alimentos saudáveis, como: frutas, iogurte natural, castanhas e nozes.

- Não pule refeições, essa é a melhor forma para manter o organismo sempre abastecido e evitar a compulsão na hora das refeições principais, entre outros problemas que podem surgir a partir desse jejum prolongado. Depois de muito tempo sem comer, o metabolismo passa a funcionar mais lentamente e na próxima refeição a tendência é que se acumule mais gordura.

-Respeite os sinais de fome e saciedade do seu corpo.

- Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia. Ter sempre uma garrafinha de água por perto é um dos melhores hábitos para adotar na sua vida.

-Consuma frutas, verduras e legumes variados, todos os dias. Prefira os que estão em período de safra, são mais nutritivos e acessíveis.

- Aproveite as frutas, legumes e verduras de maneira integral. Consuma folhas, talos, cascas e sementes, quando possível.

- Evite o consumo de alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, aves com pele, frituras, salsicha, linguiça, mortadela, salame, presunto, queijos amarelos, massa folhada, sorvetes, biscoitos recheados e chocolate.

-   Limite o consumo de açúcar, este item consumido em excesso pode acarretar problemas de peso e alterações de glicemia. Consuma com moderação bolos recheados, biscoitos, doces em compotas, sorvetes, entre outros. Prefira as frutas.

- Evite consumir bebidas industrializadas como refrigerantes, sucos em pó ou de caixinha e bebidas alcoólicas.
- Prefira água ou suco natural de frutas.

- Reduza o consumo de sal. Normalmente, consumimos muito mais sal do que o necessário. Esta ingestão exagerada leva ao aumento da pressão arterial, entre outras patologias. Devemos, então, limitar o consumo de sal a no máximo 4g a 5g ao dia. Além de utilizar pouco no sal no preparo dos alimentos, devemos evitar o consumo de alimentos industrializados ricos em sal, como: temperos industrializados, caldos de carne, galinha e legumes. Substitua por temperos frescos e ervas como alho, cebola, orégano, salsa, cebolinha, manjericão e alecrim. Retire o saleiro da mesa.

- Inclua na sua alimentação cereais integrais, como: aveia, arroz, pães e torradas integrais, sempre que possível.

 - Modere o consumo de cafeína, pois em excesso, ela aumenta a pressão arterial, o que é prejudicial para a saúde cardiovascular. Lembrando que essa substância também está presente no chocolate, no café e no refrigerante.

Lembre-se, para ter uma vida saudável devemos associar essas regras básicas de alimentação com a prática de atividade física regular, assegurando o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças. O importante é que essas pequenas atitudes passem a fazer parte da sua rotina e se tornem algo natural e prazeroso.


Bibliografia: https://idec.org.br

Outras Notícias

 

 

Unimed Lençóis Paulista disponibiliza serviço de teleorientacãohttp://unimedfesp.coop.br/unimed-lençóis-paulista-disponibiliza-serviço-de-teleorientaçãoUnimed Lençóis Paulista disponibiliza serviço de teleorientacão
Canto Coral da Unimed Assis inicia aulas on-linehttp://unimedfesp.coop.br/canto-coral-da-unimed-assis-inicia-aulas-on-lineCanto Coral da Unimed Assis inicia aulas on-line
Covid-19 exige mudanças de estratégia no atendimento ao pacientehttp://unimedfesp.coop.br/covid-19-exige-mudancas-de-estrategia-no-atendimento-ao-pacienteCovid-19 exige mudanças de estratégia no atendimento ao paciente
Unimed Andradina comemora o Dia do Cooperativismo com ação internahttp://unimedfesp.coop.br/unimed-andradina-realiza-acao-interna-em-comemoracao-ao-dia-do-cooperativismoUnimed Andradina comemora o Dia do Cooperativismo com ação interna

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016