Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

 

SAC: 0800 -772 3030   |
HTML do menu mobile
Navegar para Cima

Skip Navigation LinksCoronavirus-o-que-sabemos-sobre-a-pandemia

Coronavírus: o que sabemos sobre a pandemia?

Questionamentos e insegurança são comuns na situação atual

31/03/2020 14:08 | Última Atualização 31/03/2020 14:08

Desde janeiro de 2020, com o surgimento do novo coronavírus, muitas informações têm sido veiculadas tanto pela mídia, quanto pelas redes sociais e, paradoxalmente, quanto mais informações recebemos, mais incertezas são geradas.

Diariamente, muitas pessoas têm abordado a mim e aos colegas infectologistas para tentar sanar dúvidas das mais diversas. E isso é normal, pois situações novas geram sempre insegurança.

Inversamente, a compreensão dos fatos é uma das maneiras de lidar com a ansiedade e melhorar a capacidade de tomada de decisões. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que treinamentos e orientações são partes fundamentais das medidas a serem tomadas frente a esse desafio.

As pandemias são eventos muito antigos no mundo. Desde a Idade Média já existiam relatos, como o da Peste Negra no século IV e da Gripe Espanhola, no final da Primeira Guerra Mundial. Nós já conhecemos os eventos que levam ao surgimento das pandemias. O que há de importante no conhecimento sobre elas?

Sabemos que elas são provocadas por microrganismos que sofreram recente mutação e, por isso, não são reconhecidos pelo nosso sistema imune. O sistema imune tem memória e, quando enfrenta um mesmo tipo de agressão pela segunda vez, gera uma resposta rápida de produção de anticorpos, que é capaz de conter a infecção. O mesmo não acontece quando o invasor sofre alterações genéticas. As mutações genéticas são contínuas em qualquer ser vivo, um exemplo disso é o câncer, que é o resultado de células que sofreram mutação em nosso organismo. Nos microrganismos acontece o mesmo, mas, quase sempre, isso custa a sobrevivência deles, da mesma maneira que o câncer pode ser fatal para nós. De tempos em tempos, alguns microrganismos, em especial os vírus, sofrem mutações e mantêm sua capacidade de sobrevivência e disseminação e é por essa razão que temos epidemias respiratórias todos os anos no inverno.

O Influenza, o Parainfluenza, o Adenovirus são exemplos de vírus capazes de mudar seu código genético e provocar infecção repetidas vezes. Para entender melhor isso, podemos pensar em outros vírus como o do sarampo e o da rubéola que não têm a mesma capacidade e provocam doenças apenas uma vez durante a vida. No caso das pandemias, acontece o mesmo processo, mas com microrganismos ainda mais estranhos ao nosso sistema imune, como são os que circulam em outras espécies animais.

Cerca de 75% a 80% das pandemias são provocadas por zoonoses, ou seja, um microrganismo que é transmitido a partir de um animal para os seres humanos. Habitualmente, os vírus não circulam entre espécies e, quando isso acontece, eles ainda precisam aprender a se disseminar no novo tipo de organismo. Quando as duas coisas acontecem, temos o risco de pandemia. Esse foi o caso do SARS-COV-2, uma espécie comum em morcegos que foi capaz de infectar humanos e se disseminar pelo mundo.


No próximo artigo, abordaremos a fase de mitigação da doença, acompanhe!

Outras Notícias

 

 

Unimed Salto/Itu celebra Dia Mundial de Higiene das Mãos com campanhahttp://unimedfesp.coop.br/unimed-salto-itu-celebra-dia-mundial-de-higiene-das-maos-com-campanhaUnimed Salto/Itu celebra Dia Mundial de Higiene das Mãos com campanha
Dicas de profissionaishttp://unimedfesp.coop.br/dicas-de-profissionaisDicas de profissionais
Unimed Botucatu implementa ações para enfrentar a pandemiahttp://unimedfesp.coop.br/unimed-botucatu-implementa-acoes-para-enfrentar-a-pandemiaUnimed Botucatu implementa ações para enfrentar a pandemia
Projeto da Unimed Rio Preto aproxima famílias de idososhttp://unimedfesp.coop.br/projeto-da-unimed-rio-preto-aproxima-familias-de-idosos-com-videochamadasProjeto da Unimed Rio Preto aproxima famílias de idosos

+ Ver todas as notícias

COPYRIGHT

Copyright © 2019 - Unimedfesp.com.br - Política de Privacidade Rua José Getúlio, 78/90 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01509-000 - Tel:(11)2146-2500 

CERTIFICAÇÃO

Unimed Fesp 2016